A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) possui uma iniciativa nomeada Programa de Qualificação de Operadoras (PQO) para avalição anual do desempenho das operadoras de planos de saúde. Tem como objetivos o estímulo da qualidade setorial e a redução da assimetria de informação. Tendo como intuito promover maior poder de escolha para o beneficiário e oferecer subsídios para a melhoria da gestão das operadoras e das ações regulatórias da ANS. Portanto, tais índices são fundamentais para escolha de um plano de saúde bem qualificado.

índice de Desempenho da Saúde Suplementar das operadoras
A principal métrica desse programa é o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) que é um índice composto por um conjunto de indicadores. Com base nos dados extraídos dos sistemas de informações da Agência ou coletados nos sistemas nacionais de informação em saúde se calcula tal índice. O IDSS permite a comparação entre operadoras, estimulando a disseminação de informações de forma transparente e a redução da assimetria de informação. Além disso, permite avaliar a falha de mercado que compromete a capacidade do consumidor de fazer suas escolhas no momento da contratação ou troca de um plano de saúde. Por fim, possibilita a ampliação da concorrência baseada em valor no setor.
Na plataforma SeuConvenio.com, o índice IDSS é a principal métrica de relevância. Apresentado como nota ANS, utiliza o intervalo de 0 a 10 para facilitar a experiência do usuário na avaliação das operadoras.
Dimensões do IDSS
A qualidade em atenção à saúde a partir da avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada, essa medida é representada pelo Índice de Desempenho da Dimensão da Qualidade em atenção à Saúde (IDQS).
A garantia de acesso a partir de condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores, essa medida é representada pelo Índice de Desempenho da Dimensão de Garantia de Acesso (IDGA).
A sustentabilidade no mercado a partir do monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando o equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores, essa medida é representada pelo Índice de Desempenho da Dimensão de Sustentabilidade no Mercado (IDSM).
A gestão de processos e regulação aferindo o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS, essa medida é representada pelo Índice de Desempenho da Dimensão de Gestão de Processos e Regulação (IDGR).

índice de reclamações na ANS das operadoras
Outra métrica utilizada na plataforma SeuConvenio.com é a Nota reclamações na ANS, definida na escala de 0 a 10 para facilitar a experiência dos usuários. O SeuConvenio.com calcula tal métrica a partir do Índice Geral de Reclamações (IGR) e do Percentual de Finalização Assistencial (PFA) disponibilizados pela ANS. Então, essa nota reflete a quantidade de reclamações e a resolução de conflitos das operadoras de saúde juntamente aos seus clientes.
Nota no Reclame Aqui das operadoras
Além das métricas calculadas a partir das informações da ANS, a plataforma SeuConvneio.com também disponibiliza para o usuário a nota do site Reclame Aqui. O Reclame Aqui é a maior plataforma de solução de conflitos entre consumidores e empresas da América Latina. Então, a partir da quantidade de reclamações e soluções de conflitos se calcula tal nota. Além disso, essa nota está também na escala de 0 a 10 para padronização com as demais métrica disponibilizadas pela plataforma SeuConvenio.com.
Áreas de comercialização do plano de saúde
A relevância dos planos de saúde considera também a representatividade da área de comercialização utilizando a base de comercialização fornecida pela própria ANS. Assim como, a relação dos beneficiários com os planos de saúde presente nos microdados disponibilizados pela agência, utilizando justamente a localização atribuída a tais usuários.
Ranking dos prestadores do plano de saúde
Por fim, a plataforma SeuConvenio.com utiliza a quantidade de hospitais, clínicas e laboratórios como critério para avaliação dos planos de saúde. Assim como, existe também o nível ouro que é atribuído para os prestadores de hospitais e laboratórios. Então, os hospitais nível ouro utilizam como referência o ranking anual de melhores hospitais do Brasil disponibilizado pela Newsweek. Além disso, os laboratórios nível ouro consideram as quantidade de unidades de determinado laboratório e a sua abrangência regional.
Dessa forma, agora que você sabe como avaliar a relevância das operadoras e dos planos de saúde. Então, utilize seu conhecimento para escolher o melhor plano através da plataforma SeuConvenio.com, o melhor buscador de planos médicos e odontológicos do Brasil.